quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ciclos de Debates Contemporâneos

Ciclos de Debates sobre a violência Escolar 
          A SEMED (Secretaria de Educação de Mesquita), realizou no dia 16 de Agosto de 2010, a primeira Palestra do Projeto Ciclo de Debates sobre a Violência Escolar - Caminhos para uma Cultura de Paz, o evento o correu no Auditório da E. M. Rotariano Arthur Silva. O Jornal Rotarylife esteve presente na pessoa do monitor Alexandre Santos, para acompanhar o tema "Reflexões sobre o Estatuto da Criança e Adolescente", palestra que foi ministrada pelo Sr. Promotor Roberto Mauro Magalhães de Carvalho Junior, da 3ª Promotoria da Infância e Juventude de Nova Iguaçu.

           A mesa de abertura do evento, foi composta pelo Exmo Sr. prefeito de Mesquita, Artur Messias, a Secretária Municipal de Educação, Maria Fatima, e a orientadora educacional, Silvana Augusto. A palestra foi direcionada para professores, orientadores educacionais, conselheiros tutelar, coordenadores e monitores do Programa Mais Educação e convidados. O prefeito Artur Messias afirmou que a discussão sobre a violência escolar vem sendo tratada com muita seriedade pela secretaria de educação do município.

           O Estatuto da Criança e do Adolescente, também conhecido por ECA é a Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. O Promotor Roberto de Carvalho frisou que seu objetivo não era analisar a Lei e sim refletir o cotidiano escolar a luz da lei.

           O promotor Roberto de Carvalho falou sobre a importância da família durante o processo educacional, e explicou que o papel da escola deve ser diferenciado, pois família e escola influenciam na educação, mas um não pode suprir a falta do outro. Segundo o promotor, é importante o município possuir um regimento interno na rede escolar que seja construído com a presença de pais e professores, destacou também que a iniciativa do município de Mesquita em realizar um projeto deste, que visa melhorar a qualidade do ensino na cidade é muito importante. “Fico feliz em ver um município que se preocupa com os direitos das crianças. A violência é uma realidade em nosso país e é necessário ações como esta da Prefeitura de Mesquita para combatê-la”, disse.

          Após sua fala, a orientadora educacional Silvana Augusto, serviu de mediadora para estudos de casos que haviam ocorrido no município e o Sr. Promotor procurou deixar suas reflexões para os casos citados, depois o espaço foi aberto para perguntas e considerações das pessoas presentes.

          O Ciclo de Debates sobre Violência Escolar contará com outros quatro encontros. O próximo será no dia 31 de agosto (terça-feira) as 9h, na E.M. Dr. Deoclécio Dias Machado, na rua Carlos Frahia, nº 101, Cosmorama, é terá como tema a Violência e suas manifestações na escola.

Seguem fotos do Evento:


















Reportagem: Alexandre Santos.
Fotos: Marcelo Carvalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário